Contactos

M.W CONTABILIDADE

  • Pessoa de contato: Washington Luiz Ramos Cruz
  • Telefone: +55 (079) 3262-29-36
  • +55 (079) 9987-29-29
  • +55 (079) 3262-23-47
  • MSN: washingtoncontabilidade@hotmail.com
  • Endereço postal: RUA B N.029 CONJUNTO PRISCO VIANA BARRA DOS COQUEIROS SE, Barra dos Coqueiros, Sergipe, 49140, Brasil

Renovações do site

M.W CONTABILIDADE

Notícia: GEFIN tem apoio do BID para implantar novas normas contábeis nos Estados

18/08/11 04:46

Representantes de seis estados que fazem parte do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais – GEFIN, comissão técnica vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, se reuniram no início de agosto em Salvador com o objetivo de elaborar, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, um termo de referência para contratação de consultoria especializada que irá estabelecer novas normas de Contabilidade para os estados e o Distrito Federal.

A adoção das Normas Internacionais de Contabilidade pública está prevista para acontecer até 2012 e para isso serão avaliadas as necessidades das unidades federativas em relação ao tema. De acordo com Augusto Monteiro, coordenador executivo do GEFIN, para a contratação da consultoria o BID disponibilizou recursos da ordem de R$ 100 mil. Monteiro ressaltou que o próximo passo da comissão “será a contratação do consultor para que seja feito o primeiro retrato da situação de cada Estado e assim estabelecer os diagnósticos necessários no campo da Contabilidade pública”.

Para Roberto Yamazaki, representante do estado de São Paulo no grupo, a realização do projeto em parceria com o BID é um marco que inicia uma nova fase do grupo, existente desde 2004. “Ao longo do tempo o GEFIN discute temas de grande relevância da gestão financeira e agora atingimos um patamar de maturidade que vai nos permitir alçar novos vôos, captar novos recursos”, afirmou.

A presidente do GEFIN, Célia Carvalho, destacou a importância da conquista alcançada, que abre caminho para a ampliação das negociações com outros organismos nacionais e internacionais, com vistas à captação de recursos adicionais.

Também participaram da reunião, realizada nos dias 4 e 5 de agosto, César Ferreira, do Estado do Paraná, Marcos Rangel, de Alagoas, e Adriano Pereira, de Santa Catarina. Além dos representantes do grupo, a reunião contou com a presença de André Cordeiro, coordenador da Comissão de Modernização da Gestão Fazendária – COGEF, e de Luciana Pimentel, representante do BID.

Sobre o GEFIN
O GEFIN reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação dos estados brasileiros e tem por objetivo prestar assessoria aos Secretários reunidos no CONFAZ, promover o intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de gestão fiscal, programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira entre as unidades federativas. Além disso, ele propõe medidas para uniformizar os procedimentos entre os estados e realiza estudos visando o equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais, através do aperfeiçoamento da legislação e dos modelos de gestão de finanças públicas.

Fonte: SEF/MG

Notícias anteriores
M.W CONTABILIDADE

08/08/11 05:54

Notícia: Empresas de TI terão INSS calculado sobre a receita bruta
M.W CONTABILIDADE

08/08/11 05:53

Notícia: Governo aumenta impostos
M.W CONTABILIDADE

08/08/11 05:52

Notícia: Governo eleva Cofins sobre têxteis, móveis e calçados importados