Contactos

M.W CONTABILIDADE

  • Pessoa de contato: Washington Luiz Ramos Cruz
  • Telefone: +55 (079) 3262-29-36
  • +55 (079) 9987-29-29
  • +55 (079) 3262-23-47
  • MSN: washingtoncontabilidade@hotmail.com
  • Endereço postal: RUA B N.029 CONJUNTO PRISCO VIANA BARRA DOS COQUEIROS SE, Barra dos Coqueiros, Sergipe, 49140, Brasil

Renovações do site

Marketing para Micro e Pequenas Empresas

03/02/12 11:56

Marketing para Micro e Pequenas Empresas

Marketing é definido como a promoção de serviços e mercadorias junto aos consumidores.

A curto prazo, sempre ganha mais a empresa que chega primeiro.

No setor de serviços, quem oferece atendimento mais rápido e completa o serviço em tempo menor.

Fazer o melhor produto com materiais mais nobres e manufatura mais elaborada só garante retorno a médio e longo prazos.

Para ser o melhor todo empreendimento só se consolida caso se torne a melhor opção para algum serviço ou produto, dentro da sua área de atuação especifica.

O marketing atua para reforçar junto ao cliente a noção que recebeu o melhor serviço e atendimento disponiveis no mercado. Só assim forma-se uma clientela estável, fiel a marca, ao produto e ao distribuidor.

A longo prazo, todo mercado se estabiliza em torno de dois produtos, dois fornecedores e dois prestadores de serviço. Cada vez que uma empresa terceiriza ou efetua uma compra, ela tem sempre uma primeira e uma segunda escolha para a contratação dos serviços.

Um plano de marketing pode ser essencial para limitar as perdas de mercado. Um bom marketing mantém a imagem dos produtos ou serviços da empresa.

Todo esforço de marketing exige investimento constante de tempo e dinheiro. O sucesso, entretanto, depende mais da qualidade das idéias que a empresa consiga gerar. O capital essencial é o cérebro do empresário e sua habilidade administrativa para canalizar trabalho e energia no desenvolvimento de iniciativas com impacto de mercado melhorando a imagem do negócio.

No marketing da micro e pequena empresa a estratégia de influência no mercado é variavel pois precisa refletir as circunstãncias dos serviços que disputam a preferência destes consumidores.

Se a empresa é pequena, deve convencer seus clientes de que é moderna, isso significa informatizar-se e dispor de bom equipamento para a produção.

Mostrar ao cliente que esta familiarizada com os softwares mais avançados para contabilidade, calculos de estimativas, controle de estques, etc.

A pequena empresa deve apresentar algum tipo de vantagem ou serviço especial. os clientes só se interessam pela entrega em menor prazo.

Para a entrega dentro do prazo a pequena empresa precisa ter recursos materiais, capacidade de aumentar a produção por encomenda de ultima hora e liquidez financeira para contornar situações de flutuações de custos durante a manufatura. A pequena empresa também precisa demonstrar que dispõe de capital humano que absorvam sobrecarga de trabalho, sem descuidar da qualidade do produto nem perder o bom humor no trato com os clientes.

A pequena empresa moderna deve dispor de uma plano de expansão ou consolidação no mercado onde atua. A pequena empresa que cresce de forma planejada se revela mais produtiva pode divulgar sua eficiência, demonstrando que vem cumprindo com sucesso um plano administrativo. Essse plano é a garantia contra o improviso que destrói a reputação de tantas microempresas.

Uma empresa nova pode passar a percepção de experiência ao incorporar a seu quadro profissionais "refugiados das grandes corporações".

O representante da empresa deve desenvolver um discurso que mostre que esta falando como um expert no seu ramo, que sabe competir no mercado.

Sem investir um centavo em consultorias especializadas, todo empresário atento pode fazer um estudo minuncioso do perfil de sua clientela e dos mercados onde deverai tentar gerar negócios.

Identificar quais produtos precisam ter suas vendas agilizadas e onde se encontram os possiveis compradores.

No setor de prestação de serviços a terceiros, o registro sistemático do nome e numero de telefone das empresas ou individuos que consultam a empresa pode servir de banco de dados incicial para a busca de novos clientes.

Através de retorno ou reação da clientela, é possivel conferir junto ao mercado quais campanhas, promoção pelo correio, vendas por cisita pesoal, anuncio emrádio, causam maior impacto no mercado gerando negócios.

O empresário precisa manter-se em constante interação com o publico do seu negócio. Isso pode ser concretizado através de seu contato pesoal ou telefonico, divulgação de iniciativas junto a midia local pela distribuição de mala direta.

Crie pequeno anuncios para imprensa e rádios. Crie anúncios simples, diretos e objetivos.

Sempre que possivel, integre sua empresa na vida comunitária, colaborando, patrocinando e participando d eventos comemorativos, beneficientes.

Aproveitar a experiência e o talento da casa para discutir produtos e formular estratégias de marketing. Isto é a idéia certa na hora certa.

A empresa pode lançar -se na criação de uma publicação do genero newsletter algo em torno de uma folha de papel comum tratando de asuntos especificos da empresa, a divulgação de produtos e lançamentos e ofertas de novos serviços, distribuidos periódicamente entre clientes preferenciais ou entre clientes em geral.

Este tipo de cortesia gera o reconhecimentos pela concorrência e estabelece o nome empresa.